Logo Sônia Gasparoni
Composição Corporal

Composição Corporal

Descubra porque você deve medir as proporções de gordura e massa muscular presentes no seu organismo. Conheça o Exame de Bioimpedância

Exame de Bioimpedância


O exame de bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado de alta precisão para avaliação da composição corporal.

Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. O exame é rápido e indolor.

A impedância corporal é a resistência corporal a passagem de uma corrente elétrica. A nossa massa magra, por possuir maior quantidade de água e eletrólitos, conduz melhor a corrente elétrica do que a massa gorda.

Os melhores equipamentos, além de fornecerem o percentual de gordura e de massa muscular, já calculam o metabolismo basal que é um dado imprescindível para adequar o cardápio alimentar de cada indivíduo.

Descubra algo importante sobre você: seu metabolismo basal

Qual a importância de se avaliar a composição corporal?


A grande importância de se fazer a avaliação da composição corporal é sabermos exatamente quais são as proporções de gordura e massa muscular presentes. Assim, podemos descobrir, por exemplo, que uma pessoa pode ter um IMC (Índice de Massa Corporal) normal - até 25 Kg/m2 - , mas ter um percentual de gordura acima do ideal. Ou o contrário, pode estar acima do peso quando avaliada através do IMC, mas ter uma grande proporção de massa muscular (massa magra) e pouca gordura.

Também é possível avaliar através do exame, se a pessoa está retendo líquidos ou não, pois o aparelho é capaz de medir a quantidade de água corporal total.

Sendo assim, a bioimpedância é especialmente interessante para aqueles que estão em tratamento para perder peso, para pessoas que estão praticando atividade física regularmente e querem saber se estão ganhando massa muscular ou simplesmente para aqueles que têm interesse em saber sua composição corporal.

AVALIE O SEU METABOLISMO COM O EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA

Metabolismo Basal


Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.

Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento.

Portanto, com os dados dessa avaliação de composição corporal e metabolismo, é possível fazer o correto diagnóstico do peso corporal, avaliando se a pessoa está inchada ou se é excesso de gordura realmente. E assim, elaborar um cardápio alimentar e um programa de atividade física individualizado para que as metas sejam atingidas de uma forma mais eficiente.

Preparo para realização do Teste de Bioimpedância (BIA)

  • Estar hidratado – beber 2 litros de água no dia anterior ao exame
  • Não realizar atividade física intensa ou sauna, nas 24 horas que precedem o teste
  • Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) nas 24 horas que precedem o teste
  • Jejum de 3 horas
  • Urinar 30 minutos antes do exame
  • Não estar em período menstrual
  • Remover acessórios, adornos e peças contendo metal
  • Usar roupas leves
  • Não deve ser realizado por gestantes e portadores de marcapasso

Atendimento

Clínica OTMA
Beiramar Shopping

Rua Bocaiúva, 2.468 - Centro - Florianópolis - SC

(48) 3025-4444

Em Destaque

Notícias

Sedentarismo? Fuja dele

A primeira grande dica é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença, existe uma redução de 66% no risco de morte por doenças cardiovasculares apenas com a prática de uma atividade física moderada.

Mais Notícias
Receitas

Sopa de cebola especial

Receita simples e deliciosa. Um sopa para o inverno com baixa caloria e bom valor nutricional. Experimente!

Mais receitas
Sonia Gasparoni Endocrinologia. Todos os direitos reservados.