Logo Sônia Gasparoni
Endocrinologia

Endocrinologia
e Metabologia

Conheça esta área de estudos da medicina e os campos de atuação do Endocrinologista

O que é?


O nome ENDOCRINOLOGIA é derivado do grego, endo = interno, e krino = secretar, ou seja, "secreção interna", referindo-se aos hormônios.

METABOLISMO - [do grego metabole, 'mudança, troca'] – é o conjunto dos mecanismos químicos necessários ao organismo para a formação, desenvolvimento e renovação das estruturas celulares, e para a produção da energia necessária às manifestações interiores e exteriores da vida.

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas.

Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo ("queima" dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento.

A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, doenças da tireóide e das adrenais, obesidade e diabetes, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, distúrbios do cálcio e tumores glandulares.

Portanto, um endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, fazendo assim, com que o equilíbrio do sistema volte ao normal. É um campo de atuação muito vasto e que abrange diversas doenças e órgãos, já que os hormônios regulam quase que todas as funções orgânicas.

O endocrinologista é um médico especializado e habilitado para diagnosticar e tratar as doenças que afetam as glândulas endócrinas.

Veja, a seguir, as principais áreas de atuação do endocrinologista:

  • Tireóide – Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireóide.
  • Obesidade – A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.
  • Diabetes – Se você tem excesso de peso, familiares com diabetes, hipertensão ou alterações do colesterol, procure um endocrinologista. Você pode ficar com diabetes. Mas, se você bebe muita água, urina muito e perde peso, pode estar com diabetes.
  • Colesterol e Triglicerídeos – A alimentação inadequada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
  • Deficiência Androgênica Masculina do Envelhecimento ("Andropausa") – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
  • Excesso de Pelos – Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
  • Doenças da Glândula Adrenal – Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem significar problemas na glândula adrenal.
  • Distúrbios da Menstruação – Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
  • Reposição Hormonal da Menopausa – A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios idênticos aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.
  • Doenças da Hipófise – Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça, distúrbios da visão e alteração no ciclo menstrual.
  • Osteoporose – Dores nos ossos e fraturas podem significar enfraquecimento ósseo. Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado.
  • Em todos os casos citados é importante que, identificados os sintomas, seja consultado um endocrinologista. Para saber se o médico é endocrinologista associado à SBEM ( Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , acesse o site : www.endocrino.org.br

Fonte = Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Atendimento

Clínica OTMA
Beiramar Shopping

Rua Bocaiúva, 2.468 - Centro - Florianópolis - SC

(48) 3025-4444

Em Destaque

Notícias

Sedentarismo? Fuja dele

A primeira grande dica é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença, existe uma redução de 66% no risco de morte por doenças cardiovasculares apenas com a prática de uma atividade física moderada.

Mais Notícias
Receitas

Sopa de cebola especial

Receita simples e deliciosa. Um sopa para o inverno com baixa caloria e bom valor nutricional. Experimente!

Mais receitas
Sonia Gasparoni Endocrinologia. Todos os direitos reservados.