Logo Sônia Gasparoni
Tratamentos

Tratamentos

Descubra como posso ajudar a melhorar sua qualidade de vida

Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica

O número de obesos aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3.

Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de Redução do Estômago, é, como o próprio nome diz, uma plástica no estômago (gastro = estômago, plastia = plástica), que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC ( Índice de Massa Corporal) muito elevado.

+ Leia Mais
Colesterol

Colesterol e Triglicerídeos

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e Triglicerídeos estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco cardiovascular.

Nos dias atuais – onde predominam o sedentarismo; alimentação rica e abundante em gordura e açúcar livre; a obesidade; o estresse; e o tabagismo – os estudos têm demonstrado que as placas de gordura nas artérias (circulação) começam muito cedo. A estimativa é a de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma. Assim, os eventos finais deste processo, infarto e derrame, são as maiores causas de mortalidade.

+ Leia Mais
Diabetes

Diabetes

O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva ao aumento da glicemia.

O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

+ Leia Mais
Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional

O Diabetes mellitus gestacional é definido como uma intolerância aos carboidratos com início na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Na maioria dos casos a glicemia normaliza após o parto, mas a mulher que apresentou o diabetes gestacional terá um risco maior de desenvolver o Diabetes mellitus tipo 2 , 10 a 20 anos após o parto.

Durante a gestação, com a elevação do hormônio lactogênio placentário, estrógenos, progesterona, prolactina e cortisol, há aumento da resistência à insulina, propiciando a elevação da glicemia.

+ Leia Mais
Adrenal

Doenças da Adrenal

As glândulas supra-renais ou adrenais, como também são chamadas, são glândulas pequenas, localizadas acima de cada rim e na parte mais anterior. Cada uma delas possui cerca de 5 cm de diâmetro, sendo dividida em duas partes principais: uma camada externa, conhecida como córtex, e uma parte central, chamada de medula. A adrenal é responsável por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como o cortisol, a aldosterona, a adrenalina e a noradrenalina, além de alguns hormônios sexuais como a testosterona.

+ Leia Mais
Adrenal

Doenças da Hipófise

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem como função:

  • Regular o trabalho das glândulas adrenais, tireóide, testículos e ovários através da produção dos hormônios ACTH, TSH, FSH e LH respectivamente.
  • Produzir a prolactina, hormônio importante para a lactação
  • Produzir o hormônio do crescimento (GH)
  • Produzir o hormônio antidiurético, importante no controle da quantidade de água do organismo.
  • Produzir um hormônio chamado ocitocina, importante para o trabalho de parto.
+ Leia Mais
Obesidade

Doenças da Tireóide

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó).

É responsável pela produção dos hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Os hormônios tireoidianos agem na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional.

+ Leia Mais
Obesidade

Obesidade

A obesidade é um problema crescente de saúde pública. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. Estima-se que cerca de 80.000 óbitos ocorram anualmente no Brasil em decorrência das complicações da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica, e clinicamente caracteriza-se pelo excesso de tecido adiposo corporal.

+ Leia Mais
Osteoporose

Osteoporose

O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é a fonte de cálcio, necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

+ Leia Mais
Obesidade

Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP ou PCOS, sigla em inglês) é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos.

Os sinais e sintomas da SOP são: ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne, hirsutismo (crescimento de pelos no rosto e outros locais em que a mulher normalmente não tem pelos), queda de cabelo, resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade.

+ Leia Mais
Diabetes Gestacional

Reposição Hormonal

A Reposição hormonal masculina é um tema considerado repleto de tabus e dúvidas por muitos homens.

A deficiência androgênica (diminuição da produção do hormônio masculino) está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50% dos homens com 80 anos.

+ Leia Mais
Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D é um hormônio fundamental para a manutenção da saúde do esqueleto humano e desempenho muscular. Como são poucos os alimentos que contem a vitamina D, a principal forma de obtenção dessa vitamina pelo ser humano é através da exposição solar.

O sol é responsável por 80 a 90% da vitamina D que o corpo recebe. Porém, diversos fatores como estação climática, localização geográfica, cor da pele, envelhecimento, uso de protetor solar, entre outros, acabam influenciando na absorção da vitamina.

+ Leia Mais

Atendimento

Clínica OTMA
Beiramar Shopping

Rua Bocaiúva, 2.468 - Centro - Florianópolis - SC

(48) 3025-4444

Em Destaque

Notícias

Sedentarismo? Fuja dele

A primeira grande dica é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença, existe uma redução de 66% no risco de morte por doenças cardiovasculares apenas com a prática de uma atividade física moderada.

Mais Notícias
Receitas

Sopa de cebola especial

Receita simples e deliciosa. Um sopa para o inverno com baixa caloria e bom valor nutricional. Experimente!

Mais receitas
Sonia Gasparoni Endocrinologia. Todos os direitos reservados.