Doenças da Adrenal
As doenças da adrenal estão associadas a distúrbios na produção de hormônios nesta glândula.
As glândulas supra-renais ou adrenais, como também são chamadas, são glândulas pequenas, localizadas acima de cada rim e na parte mais anterior. São responsáveis por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como o cortisol, a aldosterona, a adrenalina e a noradrenalina, além de alguns hormônios sexuais, como a testosterona.
As doenças da adrenal mais comuns são a Doença de Addison e a Síndrome de Cushing. Apesar de pouco comum, o câncer também pode ocorrer.
Diante dessas conduções de saúde, é importante acompanhar com o médico endocrinologista, que poderá orientar quanto a melhor conduta para cada caso.
Saiba mais a seguir.
Doença de Addison
A Doença de Addison, também conhecida como Insuficiência Adrenal Crônica ou Hipocortisolismo, é uma doença da adrenal e é rara. Trata-se de um problema que progride lentamente, com sintomas discretos ou ausentes, até que ocorra uma situação de estresse.
Os sinais e sintomas mais comuns da Doença de Addison são:
Fadiga crônica, com piora progressiva;
Fraqueza muscular;
Perda de apetite;
Perda de peso;
Náusea, vômitos e diarréia;
Hipotensão, que piora ao se levantar;
Áreas de hiperpigmentação (pele escurecida);
Irritabilidade;
Depressão;
Vontade de ingerir sal e alimentos salgados;
Hipoglicemia.
Síndrome de Cushing
A Síndrome de Cushing é também uma doença da adrenal. Caracteriza-se por uma desordem endócrina causada por níveis elevados de cortisol no sangue.
Entre os principais sinais e sintomas da Síndrome de Cushing estão:
Aumento de peso;
Depósito de gordura no tronco e no pescoço;
Afilamento dos braços e das pernas, com diminuição da musculatura;
Fraqueza muscular;
Aparecimento de hematomas;
Insônia;
Alterações emocionais.
Tratamento das Doenças da Adrenal
Blog
Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia Gasparoni:
O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?
A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...
Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?
O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...
Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos
É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar. Como...