Dieta Low Carb
A dieta Low Carb, famosa por ser eficaz em processos de emagrecimento, consiste em reduzir a quantidade de carboidratos da alimentação. Além de atender às pessoas que desejam emagrecer, é especialmente recomendada para quem tem doenças associadas, como diabetes e pré-diabetes, esteatose hepática (gordura no fígado), síndrome metabólica, hipertrigliceridemia e síndrome dos ovários policísticos.
Carboidratos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dieta Low Carb não elimina os carboidratos, mas sim reduz seu consumo. Além disso, é importante fazer escolhas inteligentes, dando preferência a carboidratos “do bem”, como legumes, verduras e frutas. Dessa forma, a maior restrição desse tipo de alimentação destina-se a pães, massas, farinhas, biscoitos e doces.
Calorias
A vantagem desta dieta é que o mesmo número de calorias acaba saciando mais, de forma que o indivíduo demora mais tempo para sentir fome. Além disso, pela ingestão reduzida de carboidratos e pela priorização daqueles do tipo complexo, reduz-se o nível de insulina no organismo, facilitando a queima de gordura e, assim, a perda de peso.
Indicações da Dieta Low Carb
Apesar de sua eficácia, a alimentação Low Carb não é para todo mundo. Há pessoas, por exemplo, que tem restrições alimentares ou que não digerem bem certos alimentos. as carnes e, assim, outros métodos são mais aconselháveis. Ainda, a longo prazo, pessoas que entram em um estágio de estagnação da perda de peso precisam variar o tipo de dieta.
Orientação Profissional
Assim, é importante acompanhar com um profissional para orientar quanto a quantidade de carboidratos ideal para você, assim como sobre os alimentos que podem ser priorizados na sua dieta. Qualquer mudança na alimentação, especialmente quando há alguma doença associada, precisa ser conduzida com a atenção devida para que os resultados esperados sejam alcançados.
Confira os mitos e verdades sobre a Dieta Low Carb neste post.
Blog
Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia:
O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?
A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...
Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?
O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...
Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos
É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar. Como...