Osteoporose

A Osteoporose se caracteriza pela diminuição de massa óssea. Trata-se de uma doença silenciosa, que costuma ser identificada diante da sua consequência mais grave: uma fratura. Pela ausência de sintomas, o ideal é que sejam feitos exames preventivos para seu diagnóstico precoce.

Diagnóstico da Osteoporose

O diagnóstico precoce da Osteoporose é realizado através de um exame chamado Densitometria Óssea. Este exame é indicado para todas as mulheres, a partir de 65 anos, e para todos homens, com 70 anos ou mais. Isso porque, com o envelhecimento, os níveis hormonais caem e os ossos se tornam mais frágeis. Porém, o médico pode solicitar a Densitometria Óssea mais precocemente, quando o paciente apresenta outras condições de saúde que indicam maior risco para a doença.

Em geral, possuem maior risco para desenvolver Osteoporose as mulheres que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, os fumantes, pessoas que possuem histórico de fraturas na família, que possuem doenças graves ou que utilizam corticoides por longo tempo, e aquelas que já tiveram fraturas na idade adulta.

Prevenção

A prevenção da Osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável e com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio. Além disto, nesta fase deve-se também proporcionar a exposição ao sol, para que ocorra a produção de Vitamina D.

A Vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo. Como ela não está presente na maioria dos alimentos, temos que obtê-la através da exposição ao sol ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.

No entanto, a suplementação vitamínica só deve ser realizada com a indicação médica.

Blog

Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia Gasparoni:

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar.  Como...