Bioimpedância

Exame de avaliação da composição corporal

A Bioimpedância é um método utilizado para avaliar a composição corporal do paciente e seu metabolismo basal.

É realizado através de um equipamento de alta tecnologia, que visualmente muito se assemelha a uma balança. Contudo, emite uma corrente elétrica imperceptível através do corpo, de forma rápida e indolor, e fornece o percentual de gordura e de massa muscular. Bons equipamentos de Bioimpedância também calculam o metabolismo basal, um dado imprescindível para adequar o cardápio alimentar de cada pessoa.

Por que avaliar a composição corporal?

A grande importância da avaliação da composição corporal é sabermos exatamente quais são as proporções de gordura e massa muscular presentes em nosso corpo.

Assim, podemos descobrir, por exemplo, que uma pessoa pode ter um IMC (Índice de Massa Corporal) normal – até 25 Kg/m2, mas ter um percentual de gordura acima do ideal. Ou o contrário, pode estar acima do peso, quando avaliada através do IMC, mas ter uma grande proporção de massa muscular (massa magra) e pouca gordura.

Através do exame de Bioimpedância, também é possível avaliar se a pessoa está retendo líquidos ou não, pois o aparelho é capaz de medir a quantidade de água corporal total.

Sendo assim, a Bioimpedância é especialmente interessante para aqueles que estão em tratamento para perder peso, para pessoas que estão praticando atividade física regularmente e querem saber se estão ganhando massa muscular e, ainda, para aqueles que têm interesse em saber sua composição corporal.

Bioimpedância e Metabolismo Basal

Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.

Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento.

Assim, com os dados do exame de Bioimpedância, de composição corporal e metabolismo, é possível fazer o correto diagnóstico do seu peso, avaliando se a pessoa está inchada ou se é há realmente excesso de gordura corporal.
Tal avaliação é fundamental para a elaboração de um cardápio alimentar e de um programa de atividade física individualizado, para que as metas sejam atingidas de forma mais eficiente.

Preparo para realização do Teste de Bioimpedância (BIA)

Saiba como se preparar para realizar o Exame de Bioimpedância (BIA)

R

Estar hidratado – beber 2 litros de água no dia anterior ao exame;

R

Não realizar atividade física intensa ou sauna nas 24 horas que precedem o teste;

R

Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) nas 24 horas antes do exame;

R

Jejum de 3 horas;

R

Urinar 30 minutos antes do exame;

R

Não estar em período menstrual;

R

Remover acessórios, adornos e peças contendo metal;

R

Usar roupas leves;

R

Não deve ser realizado por gestantes e portadores de marcapasso.

Blog

Confira as últimas dicas de saúde e novidades da endocrinologista Dra. Sônia:

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar.  Como...