Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo corporal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade em três graus, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) do indivíduo. Essa medida é realizada dividindo-se o peso (em kg) do indivíduo pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

De acordo com a OMS, quando uma pessoa tem um IMC entre 18,5 e 24,9, seu peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, é considerada com sobrepeso. Acima de 29,9, é considerada obesa. A obesidade mórbida ou obesidade grau III é quando o valor do IMC ultrapassa 40.

Causas e Riscos da Obesidade

São muitas as causas da obesidade. O problema pode estar relacionado à hereditariedade, a maus hábitos alimentares ou a outras condições de saúde, como disfunções hormonais, por exemplo.

A obesidade é um fator de risco importante para uma série de doenças, como hipertensão, Diabetes Tipo 2 e doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Além disso, as pessoas obesas sofrem mais de artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. O excesso de peso pode, também, mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.

Para uma melhor avaliação do risco metabólico do paciente obeso, é analisada a medida da circunferência da cintura abdominal. Medidas superiores a 90cm em homens, ou 80cm em mulheres, podem indicar acúmulo excessivo de gordura abdominal visceral e maior risco metabólico.

Além disso, a presença de outras comorbidades associadas também deve ser analisada na avaliação de risco. Por exemplo, apneia do sono, Diabetes Mellitus tipo 2 e aterosclerose são doenças que indicam necessidade mais urgente de tratamento da obesidade.

Prevenção e Tratamento

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância de atividade física e de alimentação adequada.

Considera-se que perdas de 5% a 10% do peso inicial já podem proporcionar melhora significativa do estado metabólico do paciente obeso. Assim, esses índices são capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos indivíduos.

O tratamento da obesidade deve ser individualizado, sempre incluindo um planejamento alimentar e um programa de atividade física. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou, até mesmo, a intervenção através da cirurgia bariátrica (gastroplastia).

Blog

Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia Gasparoni:

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar.  Como...