Reposição Hormonal

Reposição Hormonal Feminina

A reposição hormonal feminina tem sido a alternativa encontrada por muitas mulheres para lidar com os sintomas da Menopausa. Em geral, eles começam a ser percebidos entre 45 e 55 anos, tais como:
=

Parada das menstruações;

=

Ondas de calor;

=

Suor noturno;

=

Insônia;

=

Diminuição no desejo sexual;

=

Irritabilidade;

=

Depressão;

=

Ressecamento vaginal;

=

Queda de cabelo;

=

Pele seca;

=

Diminuição da atenção e da memória.

Esses sinais podem ser diferentes em cada mulher. Porém, causam bastante desconforto e impactam diretamente na qualidade de vida. Por isso, a reposição vem conquistando cada vez mais espaço, aliviando os sintomas.

Em geral, a terapia de reposição hormonal feminina faz uso de doses relativamente baixas de estrogênio, progesterona ou um progestágeno sintético. Pode ser realizada por via oral, através de adesivos sobre a pele ou gel. Além disso, há a opção de uso de estrogênios por via vaginal, para aliviar os sintomas locais de ressecamento e desconforto às relações sexuais.

É importante salientar que esta terapia é conduzida pelo endocrinologista de forma individualizada, de acordo com a condução de saúde e os sintomas de cada paciente.

Reposição Hormonal Masculina

A reposição hormonal masculina vem sendo a alternativa encontrada por muitos homens na medida em que os sintomas da Andropausa atrapalham sua qualidade de vida. Em geral, a redução dos níveis de testosterona, que acontece durante o envelhecimento, pode gerar sinais e sintomas como:

=

Fadiga;

=

Diminuição da libido;

=

Dificuldade de ereção;

=

Diminuição de massa e força muscular;

=

Irritabilidade;

=

Insônia.

Diante da presença desses sintomas, o endocrinologista pode solicitar a realização de exames laboratoriais para confirmar a queda de testosterona e avaliar a possibilidade de conduzir a reposição. Comumente, esta terapia pode ser realizada nas formas de gel ou injeções.

A reposição hormonal masculina tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde do homem na Andropausa. Em geral, pode ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas, mas é contraindicada àqueles que tem suspeita ou confirmação de tumor de próstata ou de mama masculina.

Blog

Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia Gasparoni:

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar.  Como...