Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica vem se tornando uma importante aliada no tratamento de pacientes com obesidade grau 3. O endocrinologista participa do processo de indicação desta cirurgia, assim como do acompanhamento dos pacientes, antes, durante e depois do procedimento.

Indicação da Cirurgia Bariátrica

A indicação deste procedimento depende de alguns critérios:

R

Pacientes obesos, com IMC acima de 35 Kg/m², portadores de comorbidades associadas (apneia do sono, hipertensão arterial, Diabetes, colesterol elevado, problemas articulares, hérnia de disco) e cuja situação clínica é agravada pelo quadro de obesidade.

R

Pacientes obesos, com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos (dietoterapia, psicoterapia, farmacológico, exercícios físicos), continuamente, há pelo menos 2 anos.

R

Avaliação multidisciplinar: a fase pré-operatória deve ser bem criteriosa e cada caso deve ser avaliado individualmente. O paciente deve ser submetido à avaliação de uma equipe multidisciplinar (endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, cirurgião, anestesista, cardiologista e gastroendoscopista).

Acompanhamento Após a Cirurgia

Em geral, os pacientes que passam por uma Cirurgia Bariátrica devem contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar para a incorporação de hábitos saudáveis em suas rotinas, assim como para o acompanhamento de sua condição de saúde.

Na maioria dos casos, após o procedimento, além de perder grande quantidade de peso, o paciente tem os benefícios da melhora – ou mesmo cura – de Diabetes, hipertensão, lipídeos, níveis de ácido úrico e alívio de dores articulares.

Do ponto de vista nutricional, os pacientes devem ser acompanhados por longo tempo, pois há chance de deficiências nutricionais. Através de exames solicitados periodicamente, é avaliada a presença de deficiências de vitaminas e minerais e suas respectivas reposições são prescritas, conforme a necessidade de cada paciente. Além disso, o acompanhamento com o endocrinologista auxilia também na adesão à mudança de hábitos daqueles que passam por uma Cirurgia Bariátrica.

Não é incomum, após a cirurgia, a busca por alimentos de alta densidade calórica e baixa qualidade nutricional. Essa conduta coloca em risco o sucesso da cirurgia a longo prazo, pois reduz a chance de perda de peso. Assim, o acompanhamento profissional colabora com a saúde do paciente e com o sucesso da sua cirurgia.

Blog

Confira as últimas dicas de saúde e novidades da Dra. Sônia Gasparoni:

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

O que é osteoporose e como seu médico pode ajudar?

A osteoporose é um distúrbio no metabolismo dos ossos que tem como característica a diminuição da densidade óssea. Dessa forma, o esqueleto se torna mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Apesar de poder ocorrer em pessoas mais jovens, é uma doença característica...

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

Vitamina D: por que ela é tão importante para a sua saúde?

O aumento da incidência de casos de falta de Vitamina D tem preocupado médicos e pacientes. No entanto, é totalmente justificável que haja um grande número de pessoas com exames alterados nesse sentido. O estilo de vida cada vez mais acelerado leva as pessoas a...

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Viva bem com a Síndrome dos Ovários Policísticos

É bastante comum que mulheres procurem o consultório por apresentarem Síndrome dos Ovários Policísticos. Também conhecida pela sigla SOP, este distúrbio endócrino costuma assustar principalmente as mulheres em idade fértil e que ainda pretendem engravidar.  Como...