Um nódulo na Tireoide nada mais é do que a própria glândula que cresceu de maneira inesperada, ou um cisto que se formou nela. É uma condição bastante comum, mas costuma assustar os pacientes. Por isso, a primeira coisa que quero lhe dizer então é: nem todo nódulo é câncer! Aliás, a maioria não é. No entanto, por tratar-se de uma má formação em uma glândula muito importante do corpo, merece atenção.

Como saber se tenho um nódulo na Tireoide?

Na maioria das vezes quem identifica um possível nódulo na Tireoide é o médico generalista, nos exames de rotina. Ao apalpar o pescoço do paciente, ele pode sentir uma formação estranha e encaminhar para exames mais detalhados. Há pessoas que possuem nódulos mais aparentes e elas mesmas percebem que há algo estranho. No entanto, os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, pois o nódulo pode causar dor de garganta, rouquidão e dificuldade para respirar e engolir.

O médico mais adequado para cuidar de casos de nódulos na Tireoide é o endocrinologista. Além do exame físico e do ultrassom, ele também deve analisar os níveis hormonais tireoidianos. Essa investigação é fundamental para saber se o nódulo está afetando a função da glândula. Exames mais invasivos, como a punção aspirativa, são solicitados apenas quando há suspeita de que o nódulo seja algum tipo de câncer. Nesse exame, é retirada uma amostra do nódulo e, no laboratório, faz-se uma análise sobre as características das células. 

A depender do diagnóstico médico, pode ser que não sejam necessárias quaisquer intervenções, cirúrgicas ou medicamentosas. Apenas acompanhamento. Como já mencionamos no início do texto, nódulos na Tireoide são muito comuns e podem não representar qualquer risco para a saúde do paciente.

E se for Câncer?

É claro que, mesmo se tratando de uma condição comum e simples de tratar na grande maioria dos casos, qualquer sinal de alteração deve ser investigado. A cirurgia pode ser  indicada em casos de tumores malignos ou benignos, quando há dificuldade para respirar ou engolir.

Apesar de ser um local bastante sensível, intervenções na Tireoide são consideradas cirurgias simples. Há basicamente três tipos de indicação, a depender do tipo de tumor:

Tireoidectomia Total: 

Nela, toda a glândula é retirada. Nesse caso há perda total da função, mas os hormônios são perfeitamente recuperáveis com medicamentos.

Lobectomia: 

Nesse tipo de intervenção, apenas um dos lados é retirado. Também retira-se a estrutura que une os lobos (o istmo). A necessidade de reposição hormonal, nesse caso, precisa ser avaliada, já que a parte restante do órgão pode, ou não, dar conta da produção sozinha. 

Esvaziamento Cervical: 

É o tipo de intervenção na qual, além da glândula, também são retirados os linfonodos. Esse procedimento é indicado para evitar que, mesmo com a retirada da glândula, o câncer permaneça e afete outras partes do corpo. A necessidade desse tipo de cirurgia deve ser avaliada pelo médico especialista. 

Quando devo procurar um médico?

Sempre que notar qualquer alteração de tamanho ou formação irregular na região do pescoço, é recomendado buscar orientação médica. Exames de rotina também podem detectar problemas na Tireoide. Por isso, os faça anualmente. 

Não há uma conduta preventiva específica para evitar essa condição. Nódulos na Tireoide são mais comuns em pacientes idosos, pessoas do sexo feminino e naquelas que receberam altas doses de radiação (radioterapia). Porém, predisposições genéticas podem levar a pessoa fora dos grupos de maior risco a também apresentar o problema. 

Para fecharmos esse texto, é importante destacar que problemas na função da Tireoide nem sempre estão relacionados a nódulos. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são condições nas quais a glândula trabalha menos do que o necessário e mais do que o necessário, respectivamente. Apesar de poderem estar relacionados, um não prediz o outro.

Fique atento aos sinais do seu corpo, acompanhe com seu médico regularmente. Diante de suspeita de um nódulo na Tireoide, não se assuste. Busque orientação de um endocrinologista para avaliação. Nem todo nódulo é câncer.